terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prática Inclusiva

      Sou professora há 21 anos e durante minha caminhada, já me deparei com diversas situações e realidades, mas este é um ano bem especial em minha carreira. Trabalho com uma turma de 5º ano, com apenas 14 alunos, mas é uma turma com características muito singulares, em especial um aluno com baixa visão. E este tem sido um dos meus desafios. Partindo do princípio que escola inclusiva é aquela que garante ao aluno um ensino de qualidade, reconhece e respeita a diversidade de acordo com as potencialidades   de cada indivíduo, procuro adaptar minha prática e não fazer com que meu aluno se adapte a ela. Falando assim, parece simples, e se engana quem pensa assim. Cada dia é um novo desafio,  então procuro proporcionar ao meu aluno recursos que supram sua necessidade: lápis 6b ou 9b, canetas coloridas e cadernos com linhas maiores e de traçado mais grosso (que são enviados pelo MEC ou quando faltam, a Escola monta os cadernos xerocando e encadernando as folhas), disponibilizo lupas, todos os Xerox são ampliados e quando as atividades são digitadas sempre são feitas em letras maiúsculas no tamanho 16 e em negrito. Sabemos que, quando se fala em educação,  não existe receita, pois aprende-se muito ensinando.

3 comentários:

  1. Olá Cris!

    Que bom ver que colocou no ar o seu blog; acredito que não foi tão difícil assim, não?!?!?!?!?

    O layout dele está muito agradável.
    Agora é só uma questão de atualizar periodicamente ele e divulgá-lo entre seus pares, para que todos possam contribuir com comentários!

    []´s
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Foi bem mais fácil do que imaginava. Na verdade, gosto de desafios!
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cris!
    Parabéns pelo espaço criado!!!
    Bjks
    Angela Zimmermann

    ResponderExcluir